quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Orelha de Repolho - Por quê?


Sempre me perguntei por que os lutadores de Jiu-Jítsu, MMA, Luta Olímpica e outras artes acabam com as orelhas completamente deformadas...
É certo que o excesso de contato com o tatame e as inúmeras contusões que um lutador sofre nesta área podem causar essa deformidade chamada, entre os atletas, de Orelha de Repolho ou Orelha Estourada.

Clinicamente falando, os hematomas formados na orelha sempre no mesmo lugar acaba criando um tecido fibroso no lugar da cartilagem que não "se cola" mais - Hematoma Auricular.

Ultimamente esta "deformidade" tornou-se marca registrada de praticantes do Jiu-Jítsu, e de acordo com o Blog Guia do Jiu Jítsu existem até praticantes idiotas que se machucam com alicates para acelerar o processo de inflamação.

Uma coisa que estão tentando provar é que apesar de ser uma coisa horrorosa esta deformidade não altera a audição dos lesionados.


Baret Yoshida, lutador Japonês de MMA
e sua orelha de couve-flor permanente

Mas existe uma solução de emergência para esse tipo de problema: uma punção do sangue da orelha estourada. Quer ver? Tem aqui.

Agora falando sério, tem uma matéria assinada por Leandro Paiva (muito bem escrita por sinal) no blog MMA Mano a Mano, onde você pode conferir muito mais sobre a Orelha de Repolho e a pesquisa sobre audição. Já no Guia do Jiu Jitsu você encontra mais sobre a Punção.

Fica a dica inútil, mas esclarecedora!

Foto da primeira orelha: ESPN Magazine (Randy Couture)
Veja um Festival de Orelhas Deformadas aqui
Mais sobre Leandro Paiva e o livro Pronto pra Guerra aqui.

3 comentários:

Reginaldo disse...

É feio pra caramba, né?

Quanto aos caras que machucam de propósito, tá na cara que eles acreditam que o "estereótipo" do lutador de jiu-jitsu pode intimidar alguém (que não seja lutador), o que é ridículo.

Ouvi dizer que já existem maneiras de evitar a tal orelha de couve-flor.

Jeanne Estela disse...

Se você colocar "orelha de repolho" no google não tem idéia da quantidade de fóruns que existe pra discutir a maneira mais rápida pra ficar com a orelha deste jeito.

Por outro lado, tem muito atleta que repudia esta idéia:
"O jeito certo é treinar para você ficar um bom lutador e ai se a orelha estourar, aconteceu.
A menos que você queira que a orelha lute por você.
Ou então se quiser aparecer por causa da orelha, arranca ela fora, vai chamar mais atenção... "

Rss... este comentário foi postado no forum do fisiculturismo.com.br

Silvia Zampar disse...

Ai que nojo.
Essa sim é uma postagem inútil (e eca! - rs)